PROGRAMAS E INVESTIMENTOS
Bacias do Litoral Sul
O PRHBHL está organizado em quatro Eixos:
Segurança Hídrica, Sustentabilidade Ambiental, Gestão Integrada e Sustentabilidade Institucional.
Os Eixos têm vinculação com políticas mundiais ou nacionais, como a Agenda 2030 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Política Nacional de Recursos Hídricos, a Política Nacional de Meio Ambiente, a Política Nacional de Mudança do Clima, o Marco Legal do Saneamento Básico e o Plano Nacional de Segurança Hídrica. Há, ainda, um grupo de Ações Emergenciais, que devem ser executadas em um prazo mais curto. A figura abaixo apresenta a estrutura do PRHBHL.

CUSTOS ESTIMADOS
Os custos estimados para todas as ações do PRH do Litoral Sul somam R$ 96.400.180,58, dos quais R$ 88.230.320,73 serão executados nos vinte anos do horizonte de planejamento.
Valores orçados totais para execução do Plano de Recursos Hídricos ao longo de 20 anos

Fonte: Relatório RP07 – Roteiro de Implementação, 2024.
Foram consideradas as participações de diferentes atores na execução do PRH, no entanto, a maior parte das ações ficou a cargo da AESA, o que garante uma maior probabilidade de execução. Chama a atenção a participação dos proprietários rurais, que deverão realizar as ações de controle da poluição difusa, devendo aportar valores significativos.
Distribuição dos investimentos necessários por ator

Fonte: Relatório RP07 – Roteiro de Implementação, 2024.
Dos valores previstos, foram considerados os que serão de responsabilidade da AESA e das fontes de recursos gerenciados pela Agência: FERH, empréstimos do Banco Mundial para a Segurança Hídrica, e programas da ANA, PróGestão e PróComitês.

Distribuição dos valores por fonte

Fonte: Relatório RP07 – Roteiro de Implementação, 2024.
