CENÁRIOS
Bacias do Litoral Norte
Os cenários do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte foram construídos com base nas alternativas de futuro consideradas e avaliadas no Plano Nacional de Recursos Hídricos (2022) e no Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (2019). O plano contempla o cenário tendencial e dois cenários alternativos (otimista e pessimista).
Nos cenários desenhados foram ponderados os impactos dos cenários sobre as disponibilidades e demandas hídricas ao longo dos horizontes de curto prazo em 5 anos (2028), médio prazo em 10 anos (2033) e longo prazo em 20 anos (2043), adotando-se modelos matemáticos de simulação, considerando variáveis no tempo e no espaço.
Ao todo, foram contabilizados três cenários de demandas hídricas (tendencial, otimista e pessimista), três cenários de disponibilidades hídricas (tendencial, otimista e pessimista) e três horizontes de planejamento distintos de curto, médio e longo prazo (respectivamente, 2028, 2033 e 2043).
Os cenários de disponibilidades hídricas incorporam dois fatores principais de alteração:
-
a recuperação ou degradação de nascentes e matas ciliares; e
-
o aumento da evapotranspiração em consequência dos aumentos de temperatura previstos no processo de mudança climática.
CENÁRIOS E PREMISSAS
para estimativas das disponibilidades hídricas futuras
Cenário Otimista
Cenário Tendencial
Cenário Pessimista
NASCENTES:
Recuperação de 1 nascente para cada 50 km², com aumento de 1 L/s por nascente, por ano respeitado o número estimado de nascentes por sub-bacia.
MUDANÇA CLIMÁTICA:
Cenário IPPC SSP2-4.5 de emissões médias com aumento de temperatura previsto de 1,19 °C no Litoral Norte no período de 2040 a 2060.
NASCENTES:
Recuperação de 1 nascente para cada 10 km², com aumento de 1 L/s por nascente, por ano respeitado o número estimado de nascentes por sub-bacia.
MUDANÇA CLIMÁTICA:
Cenário IPPC SSP1-2.6 de baixas emissões com aumento de temperatura previsto de 0,99 °C no Litoral Norte no período de 2040 a 2060.
NASCENTES:
Redução de 1 nascente para cada 50 km² devido ao processo de degradação, com redução de 1 L/s por nascente, por ano respeitado o número estimado de nascentes por sub-bacia.
MUDANÇA CLIMÁTICA:
Cenário IPPC SSP3-7.0 de altas emissões com aumento de temperatura previsto de 1,32 °C no Litoral Norte no período de 2040 a 2060.
A partir de 27 combinações de cenários de demandas hídricas, disponibilidades hídricas e horizontes de planejamento, foi avaliado o balanço hídrico das bacias do Litoral Norte. Os resultados obtidos para o Cenário Tendencial, no curto e longo prazos, considerando a demanda e o consumo (vazões de retorno) podem ser visualizados nos mapas a seguir.
BALANÇO HÍDRICO

BALANÇO HÍDRICO
(Com retorno)

